terça-feira, 13 de janeiro de 2015

conversa virtual e seus abismos, pedágios e bonanças.



Numa conversa ao vivo e pessoalmente, como você reage quando  não entende algo que o outro disse? buscamos o recurso imediato: respondemos, por favor, você pode explicar o que acabou de dizer? Naquele momento, a dificuldade pode ter sido comum, uma voz entrecortada ou alguma palavra fora de ordem, mas também existe o que é dito de forma metafórica ou indireta, o que aos nossos ouvidos pode vir como uma sátira, de forma irônica o que foi dito; logimanente, buscamos levar aquele determinado assunto adiante ou escolhemos parar por não ver mais relevância no mesmo, ainda mais porque, quando falamos pessoalmente, além da expressão verbal, temos grandes recursos das expressões: corporal, facial e interjeitiva, temos um grande número de informações que acenam para o progresso ou a desistencia naquele assunto.
Na conversa virtual, todos os cuidados são o mínimo, pois o recursos de comunicabilidade caem vertiginosamente e, confiados apenas na digitação e nos recursos visuais (e-motions), pode-se trocar mensagens, planejar algo, passar uma informação concreta e sucinta, sem perigos de interpertação. Bom... até aqui eu tratei sobre o óbvio e o recorrente sobre conversar virtuais, porém, verdade seja dita, a busca por relacionamentos virtuais, mesmo sem anonimatos, são procurados com uma intencionalidade que se antecipa muito ao ato de usar a internet, por isso existe sempre algo que se remete ao histérico, na idealização, quando a intenção é de fato, "andar pelos penhascos" de uma relação virtual, sujeito a todas a conotações e insinuações, que muito interessa aos que conversam dessa forma, ou seja, há um propósito de explorar o que passa à margem da comunicação completa, produzindo o que de fato se deseja, mexer com o narcisismo do seu interlocutor. A internet veio pra ficar; não cabe aqui o discurso moralista de proibição, pois hoje não há limites para a virtualidade e a repressão nunca fez bem; 
Existe uma enorme possibilidade de comunicação virtual saudável quando se conhece de antemão o temperamento, o carater e a personalidade de quem está a conversar; é assim que muitos familiares matam suas saudades, trabalhando em uma cidade ou país distante, ou mesmo de passagem, para trocar notícias, é assim que grandes e pequenas empresas fazem reuniões e celebram grandes negócios, com causa do grau de confiabilidade. 


Mesmo assim, precisamos estar atentos pois cada cabeça é um universo; uma palavra mal interpretada pode trazer verdadeiras hecatombes num relacionamento, mas quanto a isso, nada podemos fazer, a não ser cuidar do nosso próprio mundo e usarmos desde recurso de tal maneira que possa trazer tão somente prosperidade, bem-estar emocional e afetivo a todos nós.


Carlos Alberto Machado Gomes
Psicólogo Clínico - U F F

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o que você pensa disso?