sexta-feira, 16 de novembro de 2012

:e quando um não entende o outro?


Ontem resolvi passar por um bairro para alcançar a BR-101, com destino a Niterói. Já havia notado que há nesse bairro o que costumam chamar de zona de silêncio, as emissoras de rádio perdem a nitidez do som e começa a ter muita interferência. Porém, desta vez eu instalei uma antena externa em meu veículo e descobri  que faltava para uma boa recepção, uma antena.

Gosto de ilustrar o que quero compartilhar; penso que nas relações humanas se dá muita interferência, em grande parte das vezes porque um dos pares não captou devidamente o que o outro quis dizer, daí surgem os equívocos, os julgamentos, as comparações e tudo o mais que pode transformar o diálogo numa perfeita Babel.

Entendi que cabe a mim ficar antenado, não apenas preparado para falar o que penso, mas para compreender o que meu semelhante quer compartilhar, não me apressar e me retrair, me afastar, e abortar gratuitamente um relacionamento sem que eu me esforce para compreender aquele que fala; eu teria o direito de dizer: eu não entendi o que disse ou sua atitude, pode me explicar?

Entendo que quando eu procuro captar o coração do meu semelhante, estou me implicando numa comunicação de qualidade, isso produz um sentimento de valor pessoal e encorajador para uma excelente comunicação entre dois seres humanos.  Neuroses à parte, buscar um bom vinculo de amizade requer muita coragem interior, temos estado tão fragilizados ultimamente, digo, todos nós. Quem se aventura, quem se arrisca a acreditar num relacionamento transparente, congruente, franco e ao mesmo tempo cheio de ternura e consciência de ter outro ser humano ao seu lado.
Afinal o que te faz lembrar o têrmo: "isso é só a ponta do iceberg"? é como somos todos nós, com um mundo invisível submerso, como conhecer o coração de  alguém se não o deixamos falar?
Abraços a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o que você pensa disso?