quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Chorar as pitangas? nem pensar!


Hoje pela manhã fui fazer uma revisão de uma cirurgia que fiz na vista, tenho me recuperado bem. Qual não foi minha surpresa quando ao estacionar num quarteirão ao lado, me deparei com  uma pitangueira, estava carregada de pitangas. Aquilo foi inesperado! Há mais de 40 anos eu não provava uma pitanga retirada da árvore. Minha esposa estava comigo e me ajudou a alcançar o galho que ficava para fora de um terreno, ela foi bem solidária! Então Sem mais esperar, provei quatro pitangas que tinha alcançado e, imediatamente, aquilo reproduziu uma viagem no tempo, abriu-se um antigo arquivo em minha mente e me vi aos onze anos de idade, numa casa de praia que meu avô e meu pai tinham construído, era uma praia quase despovoada, apenas treze casas, nenhum comercio, senão a cinco quilômetros dali; esta praia ficava próxima à foz do  rio Paraíba do sul, RJ. Voltei ao passado e me veio uma enorme alegria por tão boas lembranças, os vizinhos tão solidários, bem cedo eu acordava para comprar leite a uns dois quilômetros  dali, além da sensação e liberdade que me vinha, eu desfrutava de algo muito especial, e saía após o almoço para colher pitangas, fazendo minha camisa como uma sacola; como estas lembranças mexeram comigo!! 




 Na volta para casa, eu me transformei num falante de tantas coisas boas que ia recordando daquela época, tudo por causa de umas pitangas. Comecei a voltar ao nosso mundo e comecei a ver quanto coisa já perdemos, como eu queria que tanta coisa não mudasse; foi um maravilhoso  insight, como eu ganhei com uma poucas pitangas; por curiosidade descobri hoje finalmente a origem do termo “chorar as pitangas”, mas definitivamente, as pitangas no meu caso, só me deram refresco à alma! Nãop esperava tão rico presente de aniversário! Sabe, gente, eu levo uma vida muito boa!! Abraços a todos!

Um comentário:

  1. Gostei do seu texto, descobri por acaso, pois venho pesquisando expressoes para o blog de 2013,http://365expressoeslibertadas.blogspot.com.br/ O um blog do ano passado que eu escrevia sobre uma palavra por dia http://365palavraseescritas.blogspot.com.br/
    se der leia ... Gostei muito do psicobeleza ... a vida da gente é muito boa, ainda mais quando a gente vê em pequenas coisas , a beleza da vida , parabéns , leh

    ResponderExcluir

o que você pensa disso?