terça-feira, 20 de novembro de 2012

o que fazer da " tristeza" ?




Chega um dia que, acordamos com a sensação de que o mundo está menor, comprimido. Há de fato um fator psicológico  para quem acorda para trabalhar cedo num dia de chuva constante, ou mesmo um resfriado leve, qualquer outro fator que  possamos associar a uma moleza no corpo, aquela falta de ânimo para sair da cama. Pode ser mesmo por estas razões, ou uma noite mal dormida, mas também pode ter causas orgânicas, alguma complicação no aparelho respiratório, ou mesmo algum problema endocrinológico,  algo sem dor propriamente, pode nos dar aquela sensação de apatia no despertar, isso sem falar nos quadros de stress relacionado ao trabalho, problemas pessoais ou sentimentais; ou um pouco de tudo isso manifestando-se sem dor física, gerando assim uma angustia, uma falta de mais informações do que está acontecendo, junta-se a aflição para se livrar desse desconforto, a sensação de que se está cheio de limites para realizar qualquer coisa; então temos que dar rapidamente um nome a esse estado de coisas, então chamamos isso de tristeza.
Com se livrar da tristeza? Isso não é uma coisa tão simples, porém, não há como resolver isso de modo bem matemático, ou seja, por eliminação. Inicialmente, temos que entrar em contato com nosso corpo; é bem salutar que criemos o hábito de fazermos um alongamento ao acordar como fazem os felinos. Estique-se. Até mesmo durante o sono podemos ter nos posicionado mal ao dormir, por isso também é bom verificarmos se nossos colchão e travesseiros ainda atende ao nosso conforto, coisas simples assim. Se teve o sono interrompido no meio da noite por sede, hiperacidez ou por desconforto, isso já afeta  a qualidade do seu sono, uma noite mal dormida pode afetar a qualidade de atividade de todo um dia. Não é nada no corpo, verifique se não está exageradamente focado com alguma preocupação; lembra-se que você precisa ser proativo para lidar com os assuntos do dia a dia; passe afazer perguntas a estes assuntos que perturbam: é urgente? É prioridade? Falta mais informações a respeito? Analise o problema em vez de levá-lo todo ao ventre das suas emoções, você pode sair do jugo de coisas incompreensíveis que poderiam muito bem ser explicadas. Ok, isso tem uma solução e não será ao levantar, será resolvido durante o dia , através de contatos, ações e  escolhas. Os problemas pessoais ou afetivos não podem nos tornar reféns de nós mesmos. A solução é perdoar, perdoe! É pedir perdão, peça, é se perdoar? Se perdoe! Um precioso dia vai passar e você tem algo novo a desfrutar, a aprender e a ensinar; qualquer pessoa sensata não deseja projetar nos outros sua frustrações, pois também não deseja que façam isso com ele. Quando você hoje começar seus estudos, trabalho ou qualquer outra atividade rotineira, lembre-se que cada um com que você vai estar, está bem consigo mesmo ou estará fazendo tudo para que você se sinta bem! Somos todos tão iguais em tantos aspectos, até mesmo nos casos em que a tristeza se instala por motivos bem conscientes, como um luto, uma noticia triste, até mesmo por solidariedade aquém está sofrendo privações, o importante é saber que tudo em nosso cotidiano tem sua razão de ser, mas podemos tornar nossa vida mais leve e sem a necessidade de ver tudo como uma catástrofe! Tenha um bom dia!

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

:e quando um não entende o outro?


Ontem resolvi passar por um bairro para alcançar a BR-101, com destino a Niterói. Já havia notado que há nesse bairro o que costumam chamar de zona de silêncio, as emissoras de rádio perdem a nitidez do som e começa a ter muita interferência. Porém, desta vez eu instalei uma antena externa em meu veículo e descobri  que faltava para uma boa recepção, uma antena.

Gosto de ilustrar o que quero compartilhar; penso que nas relações humanas se dá muita interferência, em grande parte das vezes porque um dos pares não captou devidamente o que o outro quis dizer, daí surgem os equívocos, os julgamentos, as comparações e tudo o mais que pode transformar o diálogo numa perfeita Babel.

Entendi que cabe a mim ficar antenado, não apenas preparado para falar o que penso, mas para compreender o que meu semelhante quer compartilhar, não me apressar e me retrair, me afastar, e abortar gratuitamente um relacionamento sem que eu me esforce para compreender aquele que fala; eu teria o direito de dizer: eu não entendi o que disse ou sua atitude, pode me explicar?

Entendo que quando eu procuro captar o coração do meu semelhante, estou me implicando numa comunicação de qualidade, isso produz um sentimento de valor pessoal e encorajador para uma excelente comunicação entre dois seres humanos.  Neuroses à parte, buscar um bom vinculo de amizade requer muita coragem interior, temos estado tão fragilizados ultimamente, digo, todos nós. Quem se aventura, quem se arrisca a acreditar num relacionamento transparente, congruente, franco e ao mesmo tempo cheio de ternura e consciência de ter outro ser humano ao seu lado.
Afinal o que te faz lembrar o têrmo: "isso é só a ponta do iceberg"? é como somos todos nós, com um mundo invisível submerso, como conhecer o coração de  alguém se não o deixamos falar?
Abraços a todos!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um tempo pra mim, será possível?


Estou cansado, estressado, ansioso, sonolento, uma vontade de nada fazer, descansar tem sido para mim um artigo de luxo, penso em férias constantemente, torço para chegar  a sexta-feira, assim quem sabe eu posso fazer algo divertido, assim como pegar uma estrada sem pressa, fazer uma rebeldia gastronômica, ou tocar meu violino em paz... talvez voce tenhase identificado com muitas coisas aqui. Vivemos numa das cidades mais conhecidas do mundo, quanto maior é adensidade demográfica, mais complexas são as convivências; eu te convidaria para participar de todos estes momentos mas, como diz o  provérbio, só posso dar do que eu tenho; preciso me refazer, respirar um pouco, não quero de forma alguma te destratar ou projetar em você minhas frustrações, quero cuidar de mim para estar todos os dias, com mais paciencia, compreensão, proatividade, assertividade, sensiblildade, para poder viver no meio de tantos outros que precisam descansar mas, acham que não sejam merecedores disso. Reconsiderem,, bom é para o homem, que come e beba e desfrute de todo o bem do seu trabalho, já deixou escrito o rei Salomão (Eclesiastes 3:13). Sim, você e tantos outros trabalhadores honestos, esforçados, responsáveis, todos nós merecemos um tempo para nós, algo que nada tem estritamente a ver com ter grana ou ir a um lugar badalado, mas podendo fazer algo, curtindo a si mesmo, naquilo que te dá satisfação e sentimento de recompensa. Pense nisso!

Chorar as pitangas? nem pensar!


Hoje pela manhã fui fazer uma revisão de uma cirurgia que fiz na vista, tenho me recuperado bem. Qual não foi minha surpresa quando ao estacionar num quarteirão ao lado, me deparei com  uma pitangueira, estava carregada de pitangas. Aquilo foi inesperado! Há mais de 40 anos eu não provava uma pitanga retirada da árvore. Minha esposa estava comigo e me ajudou a alcançar o galho que ficava para fora de um terreno, ela foi bem solidária! Então Sem mais esperar, provei quatro pitangas que tinha alcançado e, imediatamente, aquilo reproduziu uma viagem no tempo, abriu-se um antigo arquivo em minha mente e me vi aos onze anos de idade, numa casa de praia que meu avô e meu pai tinham construído, era uma praia quase despovoada, apenas treze casas, nenhum comercio, senão a cinco quilômetros dali; esta praia ficava próxima à foz do  rio Paraíba do sul, RJ. Voltei ao passado e me veio uma enorme alegria por tão boas lembranças, os vizinhos tão solidários, bem cedo eu acordava para comprar leite a uns dois quilômetros  dali, além da sensação e liberdade que me vinha, eu desfrutava de algo muito especial, e saía após o almoço para colher pitangas, fazendo minha camisa como uma sacola; como estas lembranças mexeram comigo!! 




 Na volta para casa, eu me transformei num falante de tantas coisas boas que ia recordando daquela época, tudo por causa de umas pitangas. Comecei a voltar ao nosso mundo e comecei a ver quanto coisa já perdemos, como eu queria que tanta coisa não mudasse; foi um maravilhoso  insight, como eu ganhei com uma poucas pitangas; por curiosidade descobri hoje finalmente a origem do termo “chorar as pitangas”, mas definitivamente, as pitangas no meu caso, só me deram refresco à alma! Nãop esperava tão rico presente de aniversário! Sabe, gente, eu levo uma vida muito boa!! Abraços a todos!

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Quer acabar com a corrupção? seja honesto!


Acredito que todos os dias temos a oportunidade de ser uma pessoa melhor, mais atento para não ser injusto, mais cuidadoso para não invadir o direito dos outros e mais consciente de que ninguem precisa ver o que de virtude eu possa ter, basta que eu tenha um coração congruente, expressando, não um mero discurso, não meramente passar uma imagem de uma pessoa de bem mas acreditar e assumir corajosamente, sob todos os riscos e perdas e mesmo com todos os meus limites humanos, a honra de ser uma pessoa ética, repito, não meramente algo voltado extritamente para o moral, mas especialmente para o que é justo e honesto. Se você precisar me fazer lembrar que preciso ser ético, não deixe de fazê-lo, eu agradecerei comovido por voce me lembrar a minha honra!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O que é Brasilidade? faltou dizer


 
Por que países bem menores que o Brasil em território, tem conhecido mundialmente suas raízes, sua cultura, sua música, muitas vezes nem tão expressivos quanto o da nossa terra? Somos hoje possivelmente o país com maior área agricultável do mundo e maior manancial de água potável; com a maior diversidade geográfica, populacional e cultural; somos os que estão entre os países mais criativos em tecnologia, diga-se de passagem, a melhor tecnologia eleitoral, inclusive requisitada para eleições em outros países; o que dizer da nossa história, dos grandes estadistas, como Ruy Barbosa, José do Patrocínio, Castro Alves, Chiquinha Gonzaga, Graciliano Ramos, Assis Chateaubriand, Carlos Drumond de Andrade, Monteiro Lobato, Nize da Silveira, Machado de Assis, Antonio Carlos Jobim, Ataúfo Alves, Luiz Gonzaga, Tarsila do Amaral, Candido Portinári; cabe uma pausa... temos muito mais! Quando você jovem pensar numa carreira a seguir para o futuro ou mesmo você que ainda tem projetos que implique um pouco o que estava no coração destes cidadãos, pense com carinho, pois você vive numa terra abençoada; séria candidata a uma grande potência mundial! Isso soa euforia, sei que sim! Mas é o que a realidade nos aponta; tudo bem que temos grande problemas para resolver, entre desmandos políticos e injustiça social e uma educação que nossa nção não merece; então saia da legião dos reclamantes e mostre que nosso país é viável, não só viável, tem potencial para ser um celeiro para o mundo; ama com fé e orgulho a terra em que nascente, de fato, não verás país melhor que este! Deixe de lado o preconceito, conheça seu país e prepare seu coração!

domingo, 4 de novembro de 2012

O que é Brasilidade

O que é Brasilidade? Simples seria consultar o Dicionário para obter uma resposta, mas seria um tanto óbvio se o objetivo aqui é apenas buscar um significado na lingua portuguêsa, a saber, A qualidade de ser brasileiro. Eu vivencio a brasilidade: hino, símbolos, bandeiras, cultura brasileira. Todavia, na propria explicação é uma outra resposta ao qe trago para conversar hoje, vivenciar a brasilidade seria acatar, aceitar, não resistir, não discriminar nada que seja puramente brasileiro. Bom é quando olhamos para o que simboliza o ser Brasil, com orgulho e reconhecimento da terra onde nascemos, não me parece ser coerente desconsiderar nossa próprias raízes, assim como uma goiabeira, um mamoeiro, uma mangueira não podem negar suas respectivas raízes. Vamos deixar de lado o que para nós é o lado negro; se enaltecermos o que temos de belo, é possivel que olhemos para nossa nação com ação de graças e não com espírito de derrota e auto-comiseração; imitemos aqueles que bem se orgulham de onde tem sua história de vida, seu berço, seria no mínimo uma questão de inteligência e em termos gerais, seria um agregar de valores para si mesmo e para os que o cercam. Brasil, ainda é tempo de tratar nossa pátria mãe gentil com mais amor! Nós somos os ouotros, nós somos s sociedade brasileira, nós somos a Pátria!