Meu nome é Carlos Alberto Machado Gomes, CRP 5/35983, 56 anos, sou militar da Reserva, MB, atuo na área clínica e estou terminando minha Posgraduação em Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar pela UFF.
Gostaria de compartilhar, dando minha opinião sobre sua postagem com título "Por que os maridos mentem". Aceite meus cumprimentos pela forma cuidadosa e objetiva como tratou este assunto.
A título de contrtibuição modesta, gostaria de comentar sobre a forma como se dão estes bloqueios na comunicação conjugal, incluindo à sua lista de situações tão bem colocadas. Eu me refiro ao conjunto de crenças morais e religiosas que envolvem a vida do casal. Em algumas ocasiões eu sugeri para debate, o filme A Firma, produção com o astro Tom Cruise. Este filme não faz criticas declaradas ao sistema religioso, sobretudo ao modelo judaico-cristão, mas no seu enredo, em que a organização chamada a Firma, tem como lema a moralidade e a fidelidade conjugal, prefigura o fenomeno predominante nos meios religiosos em que a fidelidade conjugal é moeda de troca para os interesses da comunidade, em termos de credibilidade e poder politico. Isso põe os casais em situação de crise numa crise ainda maior que é do risco da não aceitação de um dos pares no meio religioso ao qual pertence, razão pela qual a mentira se estabelece como meio de fuga para resolução das questões afetivas. Raros são encontros de casais cristãos em que se abordam abertamentente sobre afeto, amor erótico e sexualidade, razão pela qual eu vejo como um ítem a acrescentar sobre sua oportuna e proveitosa postagem.
Cordialmente,
Carlos Alberto Machado Gomes
Psicólogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
o que você pensa disso?