quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Darcy Ribeiro

“Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu"

Este homem admirável tem no coração brasileiro grata memória, entre os que o conheceram de perto, além dos que apreciaram sua obra literária e sua militância pela educação e desenvolvimento do povo brasileiro; lembro-me aqui de um projeto de construção de residências por ele idealizado, em que foi colocado entre as casas vizinhas, um tanque para que as vizinhas pudessem conversar enquanto lavavam suas roupas; cada movimento no pensamento de Darcy era carregado de sonho, poesia e paixão pelo Brasil; não cabe numa postagem o quanto ele realizaou nem para descrever o quanto de ser humano ele era, mas, conformado com minha incapacidade, mesmo assim, homenageio esta figura humana como poucos que ainda conhecemos em vida. Grande homem, referencia de político, educador e um apaixonado pelo Brasil e pelo nosso povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o que você pensa disso?