sábado, 3 de dezembro de 2016

Amanhã

🌱...deixando para amanhã o que eu deveria fazer hoje, hoje choro pelos mortos de Chapecó e pelos queridos que ficaram, todo Brasil chora hoje! Amanhã choraremos pelos mortos nos corredores dos hospitais, pelos que se viram inseguros pelas ruas, pelos que perderam seus empregos, seus sonhos, sua dignidade. Ao querido povo de Chapecó minhas condolências, que lamentável e estrupida coincidência quando justo amanhã, estaríamos em coro indo às ruas contra a corrupção e aos desmandos, abusos do poder no seguimento político nacional. Para vocês povo de Chapecó nosso carinho e respeito a esta grande perda e dor, ainda que, para todos nós, parafraseando Guilherme Arantes, "amanhã será um lindo dia! Dia de soltar a voz por um país que amamos " 🌱 https://m.letras.mus.br/guilherme-arantes/46300/

 ◦

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

#degradacaoperdeu

Em especial, ais moradores nas imediações do Porto Maravilha, sugiro que de fato considerem o Porto como um legado geográfico e exijam    a segurança, policiamento e investimento turístico após os jogos paraolímpicos! se eu morasse lá é o que eu faria, isto considero ponto de honra para todos os prefeitos daqui pra frente! #degradacaoperdeu

sábado, 2 de abril de 2016

A Relação Eu-Tu

Falar da relação Eu-Tu e da relação Eu-Isso é, inevitavelmente, navegar pela construção cognitiva de Martin Buber. Para a Gestalt-terapia estas duas relações representam o princípio dialógico em psicoterapia. 

Primeiro, vou apresentar rapidamente este filósofo-religioso que nasceu em Viena (1878-1965). Embora tenha sofrido a influência de vários pensadores contemporâneos com tendências existencialistas, ele se orientou filosoficamente na temática da mística judaica. 

O tema da fé e suas formas era o assunto central que norteava seus pensamentos. Associado a este primeiro, está a forma como ele descreve a experiência e a vivência relacional do ser humano, ou seja, como ficam as bases para estas relações. Para ele, era importante discutir e apontar os diversos tipos de relações existentes entre homens-homens e entre homens-coisas. Ele entende por relacionamento o encontro entre dois seres que dialogam. 

A relação sujeito-sujeito, constitui o mundo do “Tu”, e a relação sujeito-objeto constitui o mundo do “Isso”. O mundo do Tu, pode estar exemplificado na relação Eu-Tu e é configurado com o ser inteiro, ao contrário da relação Eu-Isso. O Eu-Isso envolve a relação entre um ser e uma parte ou elemento do outro, enquanto que o Eu-Tu consiste no relacionamento pleno entre os dois seres, englobando em sua amplitude os sentimentos e ideias de ambos. Para Buber, a autenticidade do homem reside em sua inserção na relação eu-tu e não na relação eu-isso. 

A vida verdadeira está no encontro direto e autêntico entre os sujeitos, afinal este encontro capacita-o a tornar-se inteiro. Nesta relação direta não pode se interpor nem pensamentos e nem ideias, mantendo assim a “pureza” entre estes sujeitos. Porém, não significa que seja fácil, pois, muitas vezes, nos relacionamos com o outro despersonalizando-o e retirando deste encontro o que pode acontecer de imprevisto e inusitado. 

No Eu-Isso embora haja uma relação, ou um relacionar-se, o outro é visto e vivenciado como um objeto de manipulação. É negado a ele a chance de ser abordado diretamente como pessoa. Não há permissão de se conectar com a mesma parte da outra pessoa e nem de buscar o aspecto pessoal e especialmente humano desta. O que ocorre é um contatar Eu-Isso congelado, que não flui, e nunca poderá caminhar para o Eu-Tu. 

Para entendermos melhor este assunto, vamos pensar nas nossas relações diárias e rotineiras. Uma pessoa trabalha num escritório e todo dia, no mesmo horário, vem uma pessoa da faxina e limpa o local e retira o lixo. Muitas vezes, a pessoa nem percebe este ritual e não há uma interação direta com a pessoa. O máximo que acontece é um bom dia que ocorre de forma automática e mecânica. 

Não há contato visual, e muito menos uma intenção de troca nesta comunicação. Embora sejam duas pessoas teoricamente se relacionando, segundo os princípios de Buber, a relação que acaba de ocorrer é uma relação eu-isso. Por outro lado, se quando a moça da limpeza chega, há uma interrupção na sua tarefa, uma comunicação sincera e autêntica e até a percepção, por exemplo, de que a pessoa não está com “cara muito boa”. 

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/23659/relacao-eu-tu#ixzz44d6H9zId

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Bendito Chá de Boldo!



Dificílimo dimensionar, medir, comparar mas, definitivamente uma das maiores dores  na vida de alguém seria ter que cortar relacionamento com um amigo antes irrepreensível, por não mais poder confiar nele. Sei que o direito de cada um  de afastar-se seria legítimo, uma questão de auto-preservação, mas  seria estranho e angustiante, dar uma segunda chance. Porém, pensando friamente, escolhas têm consequências e isso vale para todos, inclusive minha escolha em tomar meu caminho. Sempre se lê várias frases sobre amigos que nos abandonam porque na verdade não eram amigos; há controvérsias! A vida segue seu passo, colocamos nas pessoas que amamos uma forma simbiótica de amar. Com o tempo aprendi que a amizade é uma gaiola de portinhola aberta, na qual aqueles que amamos pode ir embora quando desejarem, é só nos resta as melhores lembranças que hoje temos deles, que hoje podem estar muito bem em outra vibe mas ainda assim, ser uma pessoa feliz e quem sabe, mais amadurecido, mais coerente, é amar e desejar isto simplesmente, pois todos têm o direito de crescer. Você pode dizer:"nossaaa! que coisa mais ensossa!" Pois é! É como chá de boldo! Quando alguma coisa está mal digerida, não há coisa melhor para regular do que chá de boldo, o que seria da vida sem chá de boldo? como resolveríamos nossas desilusões sem chá de boldo? o chá de boldo dissolve a acidez e organiza nosso organismo, nos faz dormir bem e nos faz acordar pronto para novas aventuras, vamos combinar; viver é sorrateiramente maravilhoso, nada é eterno, e isso, e ainda mais lindo! reconhecer nossa finitude é no fundo um consolo, uma nova chance para uma nova lição. Um feliz vida para todos, com um chá de boldo sempre ao alcance da mão!

sexta-feira, 11 de março de 2016

O ato de Mergulhar



Amigos virtuosos e virtuais, hoje de manhã eu me lembrei de um truque de costumo usar, para quando, ao ir a praia, me adaptar rapidamente a temperatura baixa da água. O que faço tem 3 etapas: por uns dois minutos corro meus olhos por toda a praia, a acompanhar o movimento das ondas; em segundo, é programar os meus movimentos, inclusive, contando com o ar que terei reservado para me manter sobre a água, e por último, o mais simples: encher meu pulmão de ar e reter minha respiração até o momento que eu estiver submerso e emergir na água. Sabe, amigos, ultimamente tenho por necessidade mergulhado em novas praias, não como aquela que me faz necessário uma preparação corporal, bem provavelmente, as ondas mais violentas que eu já peguei na minha vida. Quando chegamos aos sessenta, nos tornamos mais lentos, mais cautelosos, menos ariscos. Imagino hoje, os que hoje estão com seus oitenta ou noventa anos de idade, que grandes ondas, com que diferenças gritantes tem de se adaptar, como será a cabeça deles! A esta altura você já deve estar ansioso para saber aonde quero chegar! Então vamos lá: O que tem sido as grandes ondas para você? o que para você pode ser uma marola para outro é um tsunami e vice-versa. Para muitos de nós as ondas de um surfista são descomunais mas para ele é um desafio que faz parte das suas noites de sono. Se prestarmos atenção vamos constatar que, enquanto indivíduos ou sociedade, precisamos sempre vencer algum tipo de medo, para alcançar algo de novo, que nos tiraria do nosso lugar comum. Seja como for, penso que precisamos daquelas 3 etapas de execução deste mergulho inédito. Que tipos de ondas seriam? Vencer um antigo vicio? Melhorar como pessoa no lidar com um relacionamento? Disciplinar sua alimentação? Ter coragem de protestar com inteligência e vigor em favor de direitos legítimos? Para qualquer dessas ondas, precisamos reconhecer o que se opõe a nós, saber que ao tomar uma decisão de melhorar precisa ser firme e consciente e por fim, entender que, o tempo não nos espera, vozes tentarão nos fazer recuar, afinal, para que sair da nossa zona de conforto e por fim, todos nós precisamos acreditar que temos reservas de dignidade, este precioso oxigênio que, por algumas vezes levemos um caldo, como dizem os surfistas, o importante é tentar melhorar sempre. Mais importante é entendermos que o mais importante é o desejo de melhorar sempre!

URGENTE

Amigos, preciso de ajuda para uma jovem de 16 anos que tem uma doença rara chamada Síndrome de Barther, que depende de aplicações periódicas de potássio em seu organismo. Tenho como terapeuta, acompanhado esta jovem desde os seus 7 anos de idade e, periodicamente precisa ir até a cidade São Paulo e como reside em São Gonçalo, faz reposições de potássio e calcio no HUAP Niterói. Esta semana ela recebeu o diagnóstico de Barther tipo B e depende da medicação Cloreto de Potássio a 6%. A maior dificuldade no momento não é de recursos, é a ausência de matéria prima, Então peço a vocês amigos que tem contato com farmacêuticos, químicos ou outros contatos que possam nos ajudar a encontrar a matéria prima para esta medicação. Eu poderia falar da incrível superação que esta jovem tem conquistado, tanto na vida escolar, profissional e pessoal, mas vou enfatizar aqui, especialmente pelo ser humano que tem muita personalidade e uma incrível vontade de viver e ter uma vida normal, mesmo consciente de sua enfermidade. Qualquer informação sobre esta matéria prima, por favor, enviem e-mail ou enviem algum link que nos ajude a conseguir a matéria prima para esta medicação. Podem deixar mensagem abaixo ou deixe comentário no facebook ou mensagem in box se acharem melhor. Meu filho teve leucemia aos 4 anos de idade, foi um tratamento de 5 anos, eu sei do peso que esta familia carrega. Abraços do toeu amigo Carlos Gomes

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Folhinha

 🍃🍂🍂🍁E uma folha seca disse: queridos estou descendo, depois destes anos idos, meu verde desvanecendo, dei sombra, frutos no tempo, mas agora me rendo aos encantos dessa terra que lá debaixo me acena, lá eu tenho outra missão e a vida assim se engrena. E as folhas verdes em coro cantam em voz serena: Vai folhinha, que pena! Pena que vais embora, há muita coisa pra ver por esse mundo afora, mas se uma forma ou de outra, vamos vivendo o agora! 🌱🌿🍃🍂🍂🍂🍂 Carlos G.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Harmonia espiritual: Energia sexual

Harmonia espiritual: Energia sexual: A energia sexual desempenha um papel importantíssimo no nosso bem-estar mental, emocional e físico. E para as pessoas empenhadas em seg...